quinta-feira, 3 de setembro de 2009

resenha do texto


Tendências e concepções do ensino de arte na educação escolar brasileira

É perceptível que arte desde vem sendo tratada socialmente como um movimento de discussão e reflexão possuindo em si diversos estudos e pesquisas cientificas sobre produções artística e de conhecimento através da pratica desse ensino agregando uma linha diversificada em estudo e na formação do professor, conhecimento da história da arte no Brasil e na dança.
É notório que o ensino da arte está focado na educação escolar e estudo são feito para diagnosticar a pratica como o desenho, atividades livres, cantar musica, jogos teatrais, elementos de linguagem visual e percebemos que cada atividade dessa tem uma concepção sobre arte e na busca do engajamento da arte com a cultura vários estudos são feitos para entender a conexão. Busca-se entender as concepções de ensino da arte no mundo contemporâneo. E caracterizando as concepções da história da arte brasileira, citamos o pré-modernismo, arte modernista e pós- modernismo com diferentes concepções como a arte como expressão e como atividade e finalmente como conhecimento e também o ensino da arte como técnica que lembra a origem do ensino da arte no Brasil.
Contudo o ensino da arte vem sendo manifestado por grandes artistas através das expressões, pois no ensino escolar busca o aperfeiçoamento dessa arte, permitindo que a criança expresse sua idéia de que arte não é para ser ensinada e sim expressada e arte como atividade ela fica vazia em relação aos conteúdos da arte em si e como conhecimento e como algo essencial para educação fazendo surgir reflexões sobre o ensino da arte e as novas concepções.
Concluímos que arte em si procura demonstrar que ela é necessária e que ela ocorre de diversas maneiras no campo do conhecimento, da atividade, da pratica e tem diversas concepções sobre o modo que é vista e ensinada e tenta aperfeiço-se cada vez mais.

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